A 3a parte sempre foi muito importante no rugby. Este espaço pretende prolonga-la para além do pouco tempo em que se bebe umas cervejas e se fala dos jogos e do rugby em geral

terça-feira, 29 de abril de 2008

A Caminho da Final: Os Médios

PISSARRA e VASCO GASPAR vs BRUNO NIFO e MOREIRA



São provavelmente estes os jogadores que vão começar de início a final de Sábado, embora Kadosh possa entrar no lugar de Pissarra e Pedro Silva (se recuperado) pode envergar a camisola 10 azul por troca com Francisco Moreira. De qualquer maneira são estes os jogadores que vou comparar.

Agronomia tem o previlégio de ter o melhor médio formação a jogar em Portugal (não digo português para não entrar em polémicas desnecessárias, embora o considere!). Luis Pissarra tem um curriculum invejável e único, e o seu valor é inquestionavel. Esta época tem sido algo atípica para este jogador: pós RWC, algumas lesões e alguns jogos no banco, sendo substituido (e quase sempre bem) por Lourenço Kadosh, o que não o impediu de chegar a esta fase em grande forma. O outro médio agronomo não é, na realidade, um abertura de origem. Vasco Gaspar jogou sempre a arrier, salvo raras excepções, mas este ano, para colmatar a saída de Duarte Cardoso Pinto e se ajustar à chegada de Gardener, o ex belenense viu-se obrigado a assumir a camisola 10. Tem sido um jogador bastante regular, marcando alguns ensaios e dando outros tantos a marcar, mas nota-se que ainda está numa fase de adaptação à nova posição. Refira-se ainda que Gaspar chegou este ano à Seleção principal do nosso país.


Do Restelo vão chegar no Sábado dois jogadores com muito coração, muita técnica e muita vontade. Bruno Nifo é um formação clássico: bom passador, rápido a chegar aos rucks e bom a comandar o pack. Não é o tipo de formação que agarra na bola e corre com ela para a frente, enfrentando a defesa, mas também não se corta ao contacto. É discreto mas cumpre o que lhe é pedido quer na defesa quer no ataque. Francisco Moreira, tal como Vasco Gaspar, não é um abertura por natureza, a sua verdadeira posição é também arrier, embora também já tenha feito alguns jogos a ponta. Tem mais experiência que o agronomo mas também é mais inconcistente, é capaz de jogor extraordinários, como a 2a mão da meia final com o CDUL e jogos em que tudo lhe corre mal. Tem um pontapé alto muito bom e forma com os centros e a 3a linha uma parede defensiva muito forte.


Para concluir acho que o formação verde é claramente mais forte mas que os aberturas têm um valor equivalente.



*Créditos das fotos para www.agronomiaimagens.blogspot.com e www.cdul.blogspot.com

14 comentários:

Anónimo disse...

As 3 linhas das duas equipas devem estar alguns furos abaixo do que seria desejavel a Agro sem o Bife e o Belem sem o salvador e o nogueira. Pareçe-me que o belem vai apostar nesta 3 linha 6-fernandes 7- uva 8- valter. Na Agro deve ser 6-antonio 7- Cabral 8 Conrad.

Anónimo disse...

fala mas nos directores desportivos e na organização dos clubes pois ai agronomia ganha 100 a 0 ao belém

Anónimo disse...

Caro, respeitinho quando fala do Belenenses, que o Belenenses não é nenhuma chafarica, e já cá andava quando se começou a jogar Rugby em Agronomia...

Anónimo disse...

Esqueci-me de assinar:

RVS

Anónimo disse...

se o joke nao jogar quem joga a 7 é o Pratas e nao o cabral

Anónimo disse...

o salvador ja ta a 100%....!!!
por isso a terceira linha deve ser:6.sebastiao
7.salvador
8.uva

Anónimo disse...

o jaques le roux da lesionado? o lubbe tambem?

Anónimo disse...

se o salvador ja esta recuperado.eu acho q deve ser 6-salvador 7- uva 8- valter. Na segunda linha o sebastião e o vezas

Anónimo disse...

Na terceira linha vai ser determinate para vencer o jogo. A agronomia sem o jaques perde imenso.. a balança começa a pender paar o belem....

Bora Belem

Anónimo disse...

o fezas?n te esqueças do mata pereora...antes do fezas ainda ta o fernandes

Anónimo disse...

entao para qando a 3 linha?

Anónimo disse...

O abertura do belem tem feito uma pessima epoca, e o Abertura da Agronomia uma recta final fantastica, não me parece que estejam ao mesmo nivel.

Anónimo disse...

nao sou de nenhum dos 2 clubes..
comparaçao:
borelli melhor q aguiar
hafu melhor q bernardi duarte
bruno pior q gustavo duarte
mata pereira igual carlos quadros
valter jorge melhor q cabral
salvador igual a antonio duarte
sebastiao melhor q pratas
uva igual cinrad
nifo pior passarra
moreira melhor q gaspar
diogo mateus melhor q saca
banana igual a lubbe
david mateus melhor q coelho
bravo igual a mira
miranda pior q joe


vai ser renhido

Anónimo disse...

o que desiquilibra é o banco da Agro que é masi foret pois tem 2 primeiras linhas que comprem o vicente e o Ze luis. Depois na segunda linha tem o cabral no banco pois o van zeller deve ser titular. logo podem refrescar o pack avançado ao contrario do belem que so tem como alternativa efectiva o murteira.
Mas vai ser muito equilibrado mesmo