PISSARRA e VASCO GASPAR vs BRUNO NIFO e MOREIRA
São provavelmente estes os jogadores que vão começar de início a final de Sábado, embora Kadosh possa entrar no lugar de Pissarra e Pedro Silva (se recuperado) pode envergar a camisola 10 azul por troca com Francisco Moreira. De qualquer maneira são estes os jogadores que vou comparar.
Agronomia tem o previlégio de ter o melhor médio formação a jogar em Portugal (não digo português para não entrar em polémicas desnecessárias, embora o considere!). Luis Pissarra tem um curriculum invejável e único, e o seu valor é inquestionavel. Esta época tem sido algo atípica para este jogador: pós RWC, algumas lesões e alguns jogos no banco, sendo substituido (e quase sempre bem) por Lourenço Kadosh, o que não o impediu de chegar a esta fase em grande forma. O outro médio agronomo não é, na realidade, um abertura de origem. Vasco Gaspar jogou sempre a arrier, salvo raras excepções, mas este ano, para colmatar a saída de Duarte Cardoso Pinto e se ajustar à chegada de Gardener, o ex belenense viu-se obrigado a assumir a camisola 10. Tem sido um jogador bastante regular, marcando alguns ensaios e dando outros tantos a marcar, mas nota-se que ainda está numa fase de adaptação à nova posição. Refira-se ainda que Gaspar chegou este ano à Seleção principal do nosso país.
Do Restelo vão chegar no Sábado dois jogadores com muito coração, muita técnica e muita vontade. Bruno Nifo é um formação clássico: bom passador, rápido a chegar aos rucks e bom a comandar o pack. Não é o tipo de formação que agarra na bola e corre com ela para a frente, enfrentando a defesa, mas também não se corta ao contacto. É discreto mas cumpre o que lhe é pedido quer na defesa quer no ataque. Francisco Moreira, tal como Vasco Gaspar, não é um abertura por natureza, a sua verdadeira posição é também arrier, embora também já tenha feito alguns jogos a ponta. Tem mais experiência que o agronomo mas também é mais inconcistente, é capaz de jogor extraordinários, como a 2a mão da meia final com o CDUL e jogos em que tudo lhe corre mal. Tem um pontapé alto muito bom e forma com os centros e a 3a linha uma parede defensiva muito forte.
Para concluir acho que o formação verde é claramente mais forte mas que os aberturas têm um valor equivalente.
*Créditos das fotos para www.agronomiaimagens.blogspot.com e www.cdul.blogspot.com