A 3a parte sempre foi muito importante no rugby. Este espaço pretende prolonga-la para além do pouco tempo em que se bebe umas cervejas e se fala dos jogos e do rugby em geral

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Proposta...


Começou o campeonato nacional de Rugby!!


E pronto com uma frase já fiz mais do que a federação... Ah afinal não! Eles enviaram a newsletter para os 300 assinantes, que são também jogadores ou que estão ligados a algum clube.


Daqui a um mês jogamos com a Namíbia, uma semana depois com Tonga e ainda jogamos com a segunda equipa Argentina sabiam? Claro que sabiam, no Rugby Field já está anunciado e bem!!! já no site da FPR também, mas tem que se procurar.


Alguma coisa não está bem... os clubes prepararam a nova época, fizeram-se contratações, ajustaram-se os planteis, os treinadores planearam o ano, os jogadores começaram a cumprir os planos de treinos e os árbitros também, mas a federação continua de férias. O jogo da super taça não foi divulgado, não foi televisionado, nem sequer teve uma tenda de convívio... mais! quem entregou a taça aos vencedores foi o director de competições já que nenhum membro da direcção estava presente. Uma semana depois começou o campeonato nacional, e nada... não há divulgação, não há visibilidade, não há interesse em melhorar! É preciso atrair mais gente para o mundo do rugby, encher estádios e por as pessoas a falar de rugby. No fundo é preciso "vender a marca rugby" para a valorizar e assim iniciar uma verdadeira dinâmica de crescimento. Não vai ser de um dia para o outro mas é preciso COMEÇAR e ter vontade para levar o trabalho a bom porto.


No fim do mês há eleições na FPR... propomos que se deixem aqui as vossas propostas concretas para quem ganhar o sufrágio.


A nossa passa por um plano de divulgação e valorização do rugby, para assim atrair mais gente, mais patrocinadores e consequentemente mais dinheiro. Isto vai levar a que se possa investir mais em infra-estruturas, que se possa ajudar os clubes na captação e manutenção de novos praticantes e também ajudar nos processos de formação de novos clubes.


Entretanto fica aberta uma sondagem:


-O que deve acontecer nas próximas eleições?



  • Manter-se a mesma direcção?

  • Mudar a direcção?

  • Ainda é cedo para dizer?

  • "Venha o diabo e escolha"



Nota: O tema é delicado e tendo em conta o historial dos comentadores anónimos portugueses podem facilmente haver ataques e ofensas pessoais... Tal coisa não vai ser tolerada e os comentários menos próprios serão apagados

21 comentários:

Anónimo disse...

MEU AMIGO
nossa passa por um plano de divulgação e valorização do rugby, para assim atrair mais gente, mais patrocinadores e consequentemente mais dinheiro. Isto vai levar a que se possa investir mais em infra-estruturas, que se possa ajudar os clubes na captação e manutenção de novos praticantes e também ajudar nos processos de formação de novos clubes.

já é uma intenção, mas parece-me muito fraquinha.

cumps

Anónimo disse...

Com a ida de Portugal ao Mundial'09, houve um pequeno(grande) boom no rugby nacional em termos de jogadores e novos clubes e muitos olhos se voltaram para modalidade. Ora se esse boom for verdadeiro vai mexer com muitas quintinhas, e com muitos poderes estabelecidos que quem neste momento dirige a FPR. Os novos clubes não estam sobre o "lobby" federativo, e em altura de eleição de podem ser renhidas, estes "novos" clubes podem mudar o poder estabelecido o que pode provocar uma pequena revolução no rugby nacional. É estranho que elementos federativos sejam os "representantes" de clubes nacionais em altura de votações (eleições, orçamentos e assembleias gerais, e claro votam sempre a favor), mais, tb é estranho a criação de uma suposta associação de jogadores (que por acaso são "todos" internacionais, não que esse seja o problema, mas que fazem claramente parte do lobby federativo), mas so de alguns, em que a direcção dessa associação teve uma nomeação "ad hoc", por elementos afectos à direcção da FPR. engraçado seria a criação de outra associação de jogadores não internacionais, e depois veriamos quem tinha mais força, 30/40 internacionais ou 1000/2000 não internacionais. Eu ja vi clubes a jogarem sem os seus internacionais por os mesmos estarem em provas internacionais a representar (e bem), Portugal. Nunca vi qualque clube que seja a jogar sem os não internacionais. já desde o tempo dos romanos quem tinha mais soldados geralmente ganhava....

Anónimo disse...

Porque é que não transcreves o "cantinho" na totalidade e te deixas de tretas.

http://www.rugbyportugal.com/2009/10/resultados-deste-fim-de-semana-10-e-11.html

Abre este link e diz que é trabalho do acaso...

Apaga, mas lê.

Anónimo disse...

Pedem-lhe para escrever alguma coisa sobre rugby e sai "política"...

Anónimo disse...

Concordo com o segundo comentário. O que é que a FPR fez para ajudar os novos clubes? Que tal perguntar ao Lousada a força que a FPR fez para que conseguissem manter a equipa a competir? E que tal perguntar ao Borba quais os apoios que teve para finalmente se poder inscrever no campeonato? Ou o Viseu? E perguntar aos novos clube tipo Guimarães e Marinhense o que a FPR fez para ajudar na sua vontade de competir?
Só se trabalha tendo em conta 3 clubes... E toda a gente sabe quem são...
Alem disso qual é o esforço para fazer surgir clubes em Braga, Barcelos, Matosinhos,Valongo ou implementar equipas moribundas como Aveiro? Ou até projectos incipiente como o Rugby do Marco de Canaveses...
Acho que a FPR não sabe que o país não termina em Coimbra...

O NORTENHO

Anónimo disse...

"Com a ida de Portugal ao Mundial'09, houve um pequeno(grande) boom no rugby nacional em termos de jogadores e novos clubes e muitos olhos se voltaram para modalidade..."

---

Portugal ao Mundial de 2009?? Só se passou a haver mundiais de dois em dois anos!!!

Eu sei, acontece, foi uma distracção...

Anónimo disse...

Os clubes têm que fazer praticamente tudo e assim é que deve ser.

Senão o Rugby torna-se o espelho do País. Subsidio dependente.

O Rugby da Linha jogou os primeiros jogos com camisolas emprestadas pela Agronomia, num campo descentrado da zona deles e agora vão-se "desengomando".

O núcleo do Sporting anda à rasca com sítios para treinar, leva facadas nas costas mas vão lá!

O Belas lá anda...

O Prazer de Jogar mais a Norte anda para a frente.

Essa dos 3 clubes é uma "cabézada".

Vai treinar mas é! E depois do treino lê a Bola de hoje.

Anónimo disse...

http://www.arugbysul.pt/noticias.php?seccao_id=7&nid=738

Vejam o filme que vem no link.

Isto é que é de apoiar afundo.

Anónimo disse...

Deve-se manter a mesma Direcção.

Em equipe que está a ganhar não se mexe.

Vem outra e muda radicalmente o sistema de campeonato. Tipo campeonato em 4 meses e sabe-se lá que mais. Loucuras de investimentos, etc.

Vamos mas é apoiar e amparar o que está e não entrar em loucuras.

Penso eu de que.

Anónimo disse...

Alguem sabe os que aconteceu aos luso franceses do Benfica.
O que me disseram é que eles tinham iso embora por dizerem que não eram suplentes de niguem e que o nivel do rugby em Portugal e do Benfica era baixo. Cá para mim uns que tinham a mania que eram estrelas, cheios de bazofia, e que pensavam que vinham ca ter umas ferias pagas sem fazer muito.

Alguem sabe se foi mesmo assim....

Anónimo disse...

O anónimo do segundo comentário fala sem saber o que diz. É o costume da generalidade dos comentários que poluem a blogosfera, muito embora este assunto seja sério e urgente resolver.

A Lei do Desporto (DL 248-B/2008) vem alterar a constituição das Federações Desportivas e dos seus Orgãos Sociais. Uma das maiores (e melhores) dessas alterações é a participação de TODOS os agentes desportivos no Orgão Máximo da Federação: a Assembleia Geral (AG), onde passam a ter assento, representantes de clubes, jogadores, árbitros e treinadores.

Quem sempre esteve mais alheado de representação foram os jogadores. É isso que se quer combater. Até dia 19 de Outubro devem dar entrada na FPR listas de candidatos a delegados para a AG, que passam a ter poder de voto nos destinos do rugby.

As Associações dos vários agentes não são por si só representativas de nada.

Estão abertas as inscrições para quaisquer listas de 16 jogadores, formadas por quem quizer, desde que tenham a seguinte constituição obrigatória: 2 internacionais com mínimo de 10 internacionalizações; 1 jogadora feminina, 4 jogadores séniores da DH; 4 jogadores da 1ª Div; 3 jogadores da 2º Div e um jogador Sub21.

No dia 31 de Outubro, os jogadores poderão votar na lista de jogadores que quizer; Os treinadores na lista de treinadores, os árbitros votam na lista de árbitros e assim sucessivamente.

Esta é que deveria ser a Notícia Importante e Urgente em TODOS os blogues.

Abraços a todos e acordem para a vida!

Anónimo disse...

Obviamente o meu comentário anterior tinha um erro: São listas de 15 jogadores e não 16.

As minhas desculpas!

Zebb disse...

Vasco Lince a Presidente.
Está acima de interesses,guerras e muita promiscuidade existente na FPR.

Anónimo disse...

Resultados deste fim de semana?

Anónimo disse...

É uma vergonha que a organização a cargo da Académica ainda não tenha pago os prémios do campeonato nacional de sevens!! É muito bonito fazerem grd publicidade de prize money mas depois não pagam e ainda mandam vir 4 estrangeiros!!

UMA VERGONHA!!!

Anónimo disse...

Alguem sabe como é o modelo competitivo do rugby.
Quantos descem, quantos sobem, quantas equipas estarão na honra no proximo ano.
Falam mas ainda não vi em lado nenhum alguma coisa escrita...???
Será que vai ser como no ano passado?
No final do campeonato é que se decide estes assuntos importantes..

Anónimo disse...

o aguiar filho está-nos a representar muita bem e o pai ainda não o pos na rua... isto não é uma 5ª ? estou a falar do jogo com a italia, onde é que já se viu uma equipa daquelas ? o gajo sabe de rugby ? lince volta sff esta merda está de mal a pior

Anónimo disse...

Por acaso até penso que os putos jogaram o possivel contra uma equipa que não é deste campeonato mesmo. Vamos ver perante os outros adversários porque a Italia, não só em termos atléticos como no rugby que pratica seria até capaz de ganhar aos nossos seniores.

Anónimo disse...

Que saudades do Tuga...não se sabe os resultados do fim de semana no dia, não se sabe nada do que se passa. Que pena terem estragado o blogue em que todos nós transmitiamos informação. Nem a FPR anuncia os jogos do fim de semana...

Anónimo disse...

http://jornadarugbyfield.blogspot.com/


Aqui têm todos os pormenores das jornadas.

Rugby Portugal disse...

22:00 - 08/01/2010 - Eleições FPR - Resultados*
*De um total de 72 delegados, votaram 70 e faltaram 2
(1 árbitro e um delegado do Belas)

Direcção: Lista A (35 votos) - Lista B (35 votos)

C.Justiça: Lista A (32 votos) - Lista B (38 votos)

C.Disciplina: Lista A (34 votos) - Lista B (35 votos)
(1 Voto em Branco)

C.Arbitragem, C.Fiscal e C.Geral: Lista A (sem oposição)